21 de março de 2007

James Enaw, cientista da Universidade do Texas e colegas seus que desenvolvem pesquisa num programa específico de monitorização de defeitos do tubo neural na California, nos Estados Unidos, adiantam a hipótese, através de estudos científicos já realizados, da substância Colina, um nutriente essencial às funções cerebrais e cardiovasculares e à reparação e composição da membrana celular, estar implicada no surgimento de casos de Spina Bifida.
Resumidamente, descobriram estes cientistas que duas variantes específicas de genes envolvidos no código genético desta substância podem estar relacionados com o surgimento de Spina Bifida. Uma das variantes parece estar relacionada com a redução do aparecimento da malformação e a outra parece, ao contrário, promover o seu aparecimento.
O interessante é que a associação, digamos assim, destas substâncias não se altera pela ingestão medicamente programada de Colina por futuras mães.
Mesmo tendo este estudo uma incidência percentual ainda muito baixa, pode, eventualmente, trazer novos indicadores para a redução de casos destas malformação.

Mais informações sobre este assunto podem ser encontradas em http://www.sciencedaily.com/releases/2006/12/061221074936.htm

imagem: fórmula química da Colina