23 de abril de 2007

A alergia (ou hipersensibilidade) ao látex é um dos principais factores de preocupação das famílias e das pessoas afectadas de Spina Bifida. Sabe-se que existe uma relação entre esta doença e o contacto dos seus portadores, em 70% dos casos, com objectos que façam uso do látex na sua composição.
O látex provém, genericamente falando, de uma espécie de resina extraída de uma árvore tropical, a Hevea brasiliensis, que mais não é que a comum borracheira. É uma substância viscosa, com aspecto leitoso, que uma vez aduzida a um estado sólido é utilizada em vários produtos.
A nossa congénere dos States, a associação norte-americana de Spina Bifida, publicou, em http://www.sbaa.org/, uma lista de produtos hospitalares em que o látex está, normalmente, presente. Fê-lo com o intuito de informar e chamar a atenção para os profissionais de saúde quanto ao manuseamento de objectos que podem, se não forem tomadas as devidas precauções, pôr em risco a saúde de pessoas com Spina Bifida ou outras que sejam alérgicas ao látex.
No caso nacional, tanto quanto sabemos, este procedimento não terá ainda sido levado a cabo de forma exaustiva. Caso tenha sido, agradecemos que nos informem da sua existência, dado que a publicação de uma lista desses produtos poderia ser interessante para afectados, pais e outras pessoas responsáveis pelos cuidados de saúde de carácter repetitivo que não tenham que ser necessariamente efectuados por profissionais.

Existe, no entanto, uma lista de exemplos de produtos, tanto de uso médico como de uso corrente, que contêm, normalmente, látex. Foi encontrada no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, em http://www.spaic.pt/ , e pode ser consultada infra: