18 de abril de 2007

Mesmo que as causas do aparecimento desta doença sejam ainda largamente desconhecidas, a ciência isolou já alguns factores de risco que podem ser determinantes no aparecimento de Spina Bifida:

A raça – a Spina Bifida é mais comum entre a raça hispânica e a raça branca de origem europeia.

História familiar de defeitos do tubo neural – casais com um filho com Spina Bifida têm uma probabilidade ligeiramente maior de terem um segundo filho com esta doença. Podem, no entanto, prevenir-se, tomando a mãe um suplemento de ácido fólico algum tempo antes e depois da concepção.

Alguns medicamentos – sobretudo os medicamentos anticonvulsivos que, tomados pelas grávidas, podem reduzir a capacidade de absorção de ácido fólico, uma vitamina que é comprovadamente essencial na redução de casos desta malformação.

A diabetes – com diabetes, o risco de aparecimento de Spina Bifida pode aumentar, sobretudo nas gravidezes recentes e quando a mãe apresenta níveis de açúcar no sangue elevados. Nada que não possa, no entanto, ser prevenido, controlando devidamente esta situação.

A obesidade – as mulheres obesas podem, eventualmente, possuir um maior risco de virem a ter filhos com esta doença, possivelmente porque os seus hábitos alimentares podem ser menos saudáveis ou, por outro lado, terem adquirido diabetes.

A elevada temperatura do corpo – elevadas temperaturas corporais (ou hipertermia) na grávida nos primeiros meses de gestação podem sugerir o aparecimento de Spina Bifida. Embora se desconheça a razão (ou razões) desta ligação, sabe-se que assim acontece e que a hipertermia pode ser como uma febre “escondida” que indicie o aparecimento da doença. Sauna , jacuzzi ou, por exemplo, camas aquecidas são coisas, preferencialmente, a evitar pelas grávidas dado que podem estar relacionadas com este factor de risco.

Fonte: Fundação Mayo para a Educação e Pesquisa Médicas, instituição sem fins lucrativos (Mayo Foundation for Medical Educational and Research, em http://www.mayoclinic.com)