27 de abril de 2007

Uma das situações clínicas que podem ocorrer com alguma frequência em pessoas com Spina Bifida e/ou Hidrocefalia consiste no desenvolvimento da malformação chamada Arnold-Chiari. Esta malformação traduz-se, de uma forma muito, muito simplificada, na descida do cerebelo à base do crânio de uma forma que pode comprometer o fluxo do líquido céfalo-raquidiano (o líquido que atravessa a espinal medula) e, assim, aumentar a pressão no interior do cérebro. Algo, portanto, semelhante à hidrocefalia.

Porquê Arnold-Chiari? Este nome tem a ver com o facto de ter sido Hans Chiari, um médico austríaco, o primeiro a descrever esta malformação, por volta de 1890. Por seu lado, Julius Arnold, seu colega, completou, mais tarde, a definição desta malformação e os alunos de Arnold sugeriram para esta esta doença o nome hoje conhecido.
Os sintomas desta malformação variam consoante o grau da malformação, classificada por 4 tipos. O tipo I é o menos grave. O IV o mais severo. Nas crianças são, genericamente, um ruído estranho na respiração, choro mais alto, momentos de apneia ou dificuldades de deglutição com alguma regurgitação nasal (a normal ranhoca) associada. Normalmente, tendem a deixar descair a cabeça ou incliná-la frequentemente para um dos lados. As crianças com mais idade podem, por outro lado, ter dores de cabeça frequentes, alterações na voz, episódios de desmaios ou um movimento anormal dos olhos.
No entanto, só um diagnóstico médico detalhado e adequado a cada uma das situações pode trazer resultados.

No nosso país, desconhecemos qualquer instituição que se preocupe especificamente com esta malformação, normalmente associada, como já se referiu, ao aparecimento de Spina Bifida e/ou Hidrocefalia. No exterior, e não obstante o tratamento médico possível para alguns destes casos, existe a associação mundial para os afectados de Arnold-Chiari, em http://wacma.com/, totalmente gerida por voluntários interessados no apoio ao tratamento e na investigação desta doença. Existe, igualmente, um outro site, http://www.chiaripeopleofpa.com/, fundado por um grupo local de ajuda aos afectados de Arnold-Chiari, na Pennsylvania, nos EUA, com informação útil e de onde foi retirada a imagem supra.