14 de maio de 2007

A Amnistia Internacional, em conjunto com outras organizações pela defesa dos Direitos Humanos, lançou uma petição acerca da necessidade de assegurar a manutenção, pelas Nações Unidas, daquilo a que se chamam, hoje, procedimentos especiais – um conjunto de medidas levadas a cabo por pessoas especializadas em várias áreas que, destacadas pelas Nações Unidas, promovem a qualidade de vida e os direitos de outras pessoas que, alegadamente, estejam a ser vítimas de discriminação, de violência generalizada, da guerra, de falta de alimentos ou de situações que possam por em causa a sua dignidade enquanto homens e mulheres.

Muitas dessas pessoas poderão, como rapidamente se conclui, possuir deficiências. Assim, faz necessariamente sentido alertar, também por aqui, para a existência desta petição e da possibilidade de, não tomadas medidas, estes procedimentos especiais poderem conhecer alterações profundas limitadoras da sua acção.

O debate será mantido no seio das Nações Unidas até 7 de Junho, a altura em que, se nada for feito, poderão ficar muitas outras coisas igualmente por fazer. A petição on-line pode ser encontrada neste link, conforme anunciado na newslleter da ASBIHP da passada semana.

imagem: o grito, por Vidi, neste link