13 de agosto de 2007

O Google Schoolar, projecto desenvolvido em 2004 por Anurag Acharya, parte integrante de uma equipa de cientistas do Google, é um projecto paralelo a este motor de busca. Serve, no essencial, as pessoas interessadas em encontrar resumos ou textos integrais de documentos de carácter científico.

Uma pesquisa um pouco mais demorada no site do projecto revela aspectos curiosos, quando as palavras a pesquisar são, por exemplo, spina bifida ou hidrocefalia.

Directa ou indirectamente relacionados, existem...

30.500 documentos sobre spina bifida.

119.000 documentos sobre hidrocefalia ( por hydrocephalus).

5.980 documentos sobre malformação de arnold-chiar (por arnold-chiari).

2.040 documentos sobre endoscopia do terceiro ventrículo (ou ETV (endoscopic third ventriculostomy)), uma técnica relativamente recente de tratamento da hidrocefalia.

O documento mais antigo sobre spina bifida data de 1804. Dissertation sur le Spina-Bifida (...), de CJ Papillon (ed. Levrault), não, está, infelizmente, disponível on-line.

O documento mais antigo sobre Hidrocefalia data de 1751. foi publicado pela Royal Society of London for Improving Natural Knowledge (fundada em 1660) no segundo jornal científico mais antigo do mundo, Philosophical Transactions (o primeiro mais antigo em língua inglesa). É intitulado A New Trocart for the Puncture in the Hydrocephalus, and for Other Evacuations, Which are Necessary to Be Made at Different Times (qualquer coisa como um novo trocart [instrumento cirúrgico antigo usado para efectuar punções] no tratamento da hidrocefalia e para outras evacuações, necessárias em diferentes alturas).