15 de fevereiro de 2008


Uma iniciativa impressionante: a superjuguete, uma empresa espanhola de confecção de produtos de entretenimento para crianças e jovens fez, em boa verdade, aquilo que muitas empresas nacionais e estrangeiras tentam fazer mas, ou por falta de vontade ou por falta de conhecimentos, não conseguem, digamos assim, fazer.

A Superjuguete, mesmo aqui ao lado (como na canção dos Xutos...), em colaboração com a Federação Espanhola de Associações para as pessoas com Sindrome de Down (ou Trissomia 21, como se quiser) – DOWN España, criou uma boneca, já comercializada em Espanha, aparentemente como outra qualquer.

Vista de perto, olhos nos olhos, aparenta, no entanto, traços fisionómicos com as pessoas portadores de Síndrome de Down. Se fosse mais novo e me apetecesse brincar com bonecas em vez de me enfiar no interior da Playstation, julgo que não ficaria nada preocupado com isso.

Muito pelo contrário.

de €25 por boneca, €3 vão para a Instituição. Se isto não é uma ideia genial, das duas uma: ou eu não percebo rigorosamente nada destas coisas ou, aqui na horta como no mundo, ninguém percebe que o ensino da tolerância (ensina-se, sim) para com a diferença começa no momento do parto.

Vale a pena ler o Comunicado de Imprensa da empresa em questão.

imagem: infobae.com