3 de março de 2007

A ideia é antiga, eventualmente boa, mas apenas possível de levar à práctica através da sua divulgação a todos aqueles que para a sua concretização possam contribuir: criar um banco de dados multimedia da Associação, que, de alguma forma, não faça a Instituição perder de vista o seu passado. Um passo inicial para dar continuidade a esta ideia seria juntar o maior número possível de imagens relativas à vida associativa, compilando-as, arquivando-as em registo próprio e, se necessário, digitalizando-as por forma a tornar menos exposta à erosão do tempo e mais acessível aos associados a história da ASBIHP.
Com o advento da fotografia digital e o desenvolvimento muito rápido do tratamento de imagem, cada vez há mais registos da vida da associação, mais formas de a contar, mais formas de a documentar. A haver um problema, estará sempre na forma de reunir e de simplificar o tratamento de documentos que, quase sempre, são tão importantes como ofícios, cartas ou outros documentos de carácter mais burocrático.
Desenvolver esta ideia (ainda pouco estruturada) da criação de um banco de imagens da ASBIHP, parecendo simples, é algo verdadeiramente complexo, que exigiria esforço, dedicação e alguma confiança por parte de quem cederia o material a tratar e, por outro lado, responsabilidade, empenho e bom senso por parte de quem inventariaria as imagens. Fica assim, lançado o repto a quem sentir que pode colaborar num gesto que, em boa verdade, está genericamente pensado mas ainda necessitado de concretização.