11 de abril de 2007

Segundo uma notícia publicada no site da Federação Internacional das Associações de Spina Bifida – If (if.global.org), a Organização Mundial de Saúde (OMS) constituiu um grupo de trabalho relacionado com as questões da deficiência e da reabilitação que, no momento, prepara um relatório mundial sobre o tema da deficiência, da prevenção da deficiência e das acessibilidades.
Como a notícia não está datada (não se entende porque razão as notícias do site da federação internacional não são datadas...), não sei se estará, digamos, ainda viva. No entanto, e tendo em conta que o mercado de trabalho no nosso país é, regra geral, pouco agitado, publica-se: a OMS, através da If, procura um perito em assuntos ligados à Spina Bifida e Hidrocefalia no sentido de poder incluir, caso tal se justifique, os seus comentários no relatório supra referido, dando, assim, ênfase a esta deficiência - que é, de todas, o defeito do tubo neural com maior prevalência no mundo.

Quem se achar competente para a tarefa poderá enviar o seu Curriculum Vitae, indicando as razões de candidatura, para o secretariado da If, usando els.declercq@ifglobal.org. Os critérios de escolha do perito, por tradução livre, são:

Fazer-se um bom entendimento do contexto político internacional relacionado com as pessoas com deficiência
Ser-se profissional ou indivíduo com reconhecido mérito nesta área
Terem-se conhecimentos técnicos de base e competências na prevenção e tratamento de pessoas com Spina Bifida e Hidrocefalia
Ter-se alguns artigos publicados em jornais de referência na área
Ter-se fluência na língua inglesa
Possuírem-se conhecimentos já demonstrados nos assuntos relacionados com os países em desenvolvimento
É também desejável que os candidatos sejam fluentes, igualmente, noutras línguas da União Europeia

Imagem: logo OMS (fonte - site da Universidade de Wisconsin, em
www.medsch.wisc.edu/painpolicy/whologo2.gif)