12 de abril de 2007

Embora a ASBIHP seja uma associação destinada, na sua essência, à melhoria da qualidade de vida dos afectados de Spina Bifida e Hidrocefalia, suas famílias e comunidade que é parte da vida destas pessoas, é uma instituição particular de solidariedade social. Numa altura em que as abordagens da deficiência são cada vez mais multidisciplinares e participadas e em que a solidariedade é uma coisa que, apesar de fugaz, é abrangente, urge falar, penso, nisto: o google earth, um programa verdadeiramente sofisticado de cartografia mundial por satélite, tem disponível um mapa da região de Darfur
(em http://www.ushmm.org/googleearth/crisisindarfur.kmz).
Nada disto seria importante se Darfur não fosse uma região do Sudão (e o Sudão é o maior país de África) e não estivesse em guerra desde 2003. Nada disto seria fundamental se o referido programa não tivesse sinalizado cerca de 1600 aldeias destruídas pelo fogo, como resultado de um conflito que opõe os janjauid - uma milícia recrutada entre as tribos baggara (árabes) - e os povos não-baggara (não-árabes). Um conflito ainda não reconhecido pelas Nações Unidas como genocídio.
A comunidade internacional, dado que estamos a falar de uma região problemática de um país problemático de um continente esquecido, está-se borrifando para o assunto.

Por lá, tudo calmo. Ou não...