2 de maio de 2007


Em 31 de Agosto de 2006, o Governo aprovou, por Resolução do Conselho de Ministros, o I Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI), que vigorará de 2006 a 2009, e que terá por objectivo a integração, reabilitação e a maior participação social das pessoas com deficiência em Portugal.
No âmbito dessa medida, criou um projecto – o projecto SIM-PD (Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade) – que, no essencial, consiste hoje na criação de um serviço de informação municipal especializado e essencialmente dirigido às pessoas com deficiência e suas famílias.
Hoje, apenas 9 das 308 autarquias do território nacional têm este serviço disponível. Alijó, Braga, Beja, Évora, Lousã, Odivelas, S. Brás de Alportel, Silves e Trofa. 2,9% das autarquias nacionais. Uma dica: é provável que o SIM-PD não esteja ainda a funcionar em pleno porque as autarquias, entre outras condições, devem possuir,

- Condições de acessibilidade quanto à rede de transporte público;
- Inexistência de barreiras arquitectónicas;
- Espaços para circulação adequados aos utentes com diversos tipos de deficiência e nomeadamente aqueles que utilizem cadeiras de rodas ou outras ajudas técnicas facilitadoras da sua mobilidade

Ou até mesmo,

- Atendimento com Língua Gestual Portuguesa para munícipes com deficiência auditiva;

Segundo o Guia Organizativo dos SIM-PD.

Assim sendo...