22 de junho de 2007

Algumas pessoas com o vírus da herpes que desenvolvam urticária estão susceptíveis à ocorrência, de seguida, de um ataque de herpes. Nesse contexto, estas pessoas podem, na verdade, desenvolver outro tipo de sintomas, digamos assim, como, por exemplo, a sensação de estarem a ser picadas por alfinetes ou outros problemas, normalmente associados à audição. Uma das estações meteorológicas dos Estados Unidos, na Florida, aproveitou alguns destes dados recolhidos junto desta população para, por exemplo, acompanhar os dados de previsão relativos ao terramoto com epicentro perto da Baía de Guantanamo, em 1998.

Em Abril de 2006, o Departamento de Astrofísica da NASA publicou um estudo da Universidade de Harvard sobre um assunto, no mínimo, muito curioso: a partir da constatação de que restos mortais de indivíduos com Spina Bifida foram sistematicamente encontrados em locais onde ocorreram grandes catástrofes naturais sem, aparentemente, a causa da sua morte ter estado directamente relacionada com o efeito dessas catástrofes (o estudo refere, em exemplo, Pompeia, a erupção do Vesúvio e o cadáver de um adolescente com Spina Bifida, enterrado num esconderijo), poderem estas pessoas, desde há muito anos, terem desenvolvido uma capacidade extraordinária de pressentir desastres naturais.

O terreno devastado por tornados, terramotos, cheias e erupções vulcânicas é, assim, objecto de análise por parte dos autores deste estudo (cientistas Norte-Americanos e Brasileiros), bem como possível previsão destes fenómenos por parte de pessoas com esta deficiência.

Estranho? Sem dúvida. Infundado? talvez. O certo é que o ramo da naturóptica (um ramo verdadeiramente recente e inovador da física moderna relacionado com a possibilidade do corpo humano evidenciar sintomas - normalmente associados à visão - relacionados com o aparecimento de desastres naturais ou com a capacidade de prever índices de produtividade agrícola) é motivo de discussão.

Eventualmente, uma moda. Eventualmente, não...

Nota: um obrigado muito especial a Andreia d'Oliveira, amiga, fotógrafa e futura arquitecta, que fez a foto para este post, acima. O seu trabalho pode e deve ser conhecido no seu fotolog, aqui)

Fonte: Wikipedia e The Smithsonian/NASA Astrophysics Data System - Digital Library for Physics and Astronomy