14 de junho de 2007

Enquanto a dor aguda é uma sensação normal despoletada pelo sistema nervoso central com a finalidade de alertar para uma possível lesão e a necessidade de tratamento, a dor crónica é algo diferente. A dor crónica persiste. Os seus sinais, os sinais da dor, continuam a bombardear o sistema nervoso central durante semanas, meses, até mesmo anos - é assim que o Instituto Nacional para as Desordens Neurológicas e Tromboses (NINDS), em Washington, nos Estados Unidos, descreve esta condição. Falar dela, e tocando numa questão recentemente abordada do ponto de vista científico, pode muito bem ser tocar num problema comum a muitos afectados de Spina Bifida. As já normais dores nas costas, por exemplo, poderão, até certo ponto, não serem tão normais quanto se pensa.

De relativamente difícil diagnóstico, a dor crónica tem como principal inimigo a sua existência prolongada, que pode, ao motivar habituação, desincentivar a sua cura e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas que dela sofrem. A existir a dor, sobretudo relacionada à coluna, aqui ficam algum conselhos para, de algum modo, aliviar este problema:

Stretching - Fazer estiramentos antes da práctica de exercício físico ou de outras actividades físicas mais duras.

Postura - Não sentar ou encostar a algo de forma demasiado relaxada. Manter-se direit@, com o peso equilibrado nas pernas. As costas suportam o peso do corpo de forma melhorada quando a curvatura é reduzida.

Ergonomia - Em casa ou no emprego, assegurar-se que a sua superfície de trabalho está numa altura confortável para si.

Posição do Corpo - Sentar-se numa cadeira com um bom apoio lombar, em posição e com a altura necessárias para o desempenho de determinada tarefa. Os ombros devem ser mantidos para trás, em linha com o corpo. As mudanças de posição regulares dão óptimos resultados, bem como levantar-se, andar um pouco ou simplesmente esticar os músculos e aliviar a tensão neles retida. Uma almofada ou uma toalha enrolada por trás das costas garantem desde logo algum apoio lombar. Se se sentar durante um longo de período de tempo, garanta apoio aos pés através de instrumento próprio ou de uma pilha de listas telefónicas.

Vestuário - Use roupas confortáveis e, se possível, sapatos de sola baixa.

Dormir - Durma de lado de modo a evitar o surgimento (ou a sobrecarga) de possível escoliose, se possível sempre em superfície firme.

Ajuda - Peça ajuda sempre que precisar de transferir alguém (por exemplo, alguém da sua família) de uma posição baixa para, por exemplo, se sentar, ou, por outro lado, de uma cadeira para a cama.

Pesos
- Não tente levantar pesos demasiados grandes para si. Dobre os joelhos, encolha os músculos da barriga, mantenha a cabeça baixa e em linha com as costas. mantenha os objectos a levantar perto do seu corpo e, ao levantá-los, não se dobre.

Dieta
- Mantenha uma dieta que previna o peso excessivo, especialmente na forma da gordura acumulada à volta da cintura e que pode limitar o uso de alguns músculos das costas. Alimentos ricos em Cálcio, Fósforo e Vitamina D ajudam a promover o fortalecimento dos ossos.

Tabaco
- Se fuma, esqueça o tabaco. Fumar provoca a redução do fluxo de sangue levado à parte inferior da medula óssea e causa a degeneração das vértebras.

Difícil? é. Sabemos disso. É uma questão de pesar as coisas na balança da razão, havendo-a. Com calma e algum tempo.

Tudo isto e muito mais aqui.

Imagem: Ana