19 de junho de 2007

Search: spina bifida. Results: agent orange, entre muitas outras coisas. Mas a frequência destas duas palavras é ainda intrigante no resultado de uma pesquisa relacionada com spina bífida ou com outras doenças do tubo neural.

Há uma razão: agent orange, ou agente laranja, é um herbicida de alta potência (libertador de dioxinas) usado pelas tropas norte-americanas na guerra contra o Vietname, entre 1961 e 1971. Esta forma de guerra química causou gravíssimos problemas de saúde aos soldados Norte-Americanos que estiveram expostos a este herbicida (desfoliante…) bem como, como facilmente se deduz, aos soldados Vietnamitas.

No Vietname, facilmente podemos imaginar o que terá acontecido. Nos Estados Unidos, de entre os soldados que regressaram e as suas famílias, contam-se vários casos de deformações e aparecimento de doenças do tubo neural, bem como se conta a luta dos cidadãos com o Estado Norte-Americano no sentido de salvaguardar os direitos de saúde e o tratamento destas pessoas.

Cientificamente, a ligação entre a exposição ao agente laranja e a spina bífida parece já não oferecer grande resistência. Uma coisa não implicaria necessariamente a outra mas o agente laranja aumentaria fortemente as probabilidades de ocorrência de spina bífida.

O aparecimento de milhares de casos de Spina Bífida nos Estados Unidos poderia ter sido evitado se o recurso a este herbicida tivesse sido evitado.

Mesmo que a paz tenha, em primeiro lugar, que ser feita dentro de nós, podemos lutar contra a guerra sob todas as suas formas. É neste território único – o da alma -, o único território que verdadeiramente ocupamos, que olhar para atrás pode muito bem ser dar um passo em frente.

Fonte: wikipedia
Imagem: infelizmente, não consigo reportar à fonte. Faz parte de um conjunto de imagens vencedoras de um concurso a favor da paz que guardei durante algum tempo no disco do portátil. A intenção é, claramente, a melhor de todas.