30 de julho de 2007

Às vezes, aquilo que nos parece mais óbvio é, para outros, o que o não é. Que benefícios poderá trazer a detecção precoce de uma malformação congénita do tubo neural como é a Spina Bifida?

Se a malformação, por um lado, poderá estar já originada, por outro lado, o rastreio e a detecção dos casos poderá, de alguma forma, minorar as suas consequências.

4 aspectos que, entre outros, poderão ser ponderados mediante consideração e supervisão médica:

. A continuação da gravidez, mediante o tipo de lesão e a gravidade, científica e objectivamente analisada, dos casos

. O tipo de parto (parto vaginal, cesariana, ou outros tipos, conforme indicação médica)

. As condições em que o parto irá ocorrer (equipamento necessário, ou mais ou menos especializado)

. A possibilidade (ainda muito remota, por estar em fase experimental e a sua eficácia não estar ainda comprovada) de cirurgia intra-uterina e eventual reparação da zona afectada

imagem: de uma absolutamente brilhante artista austríaca, Ulrike Lienbacher. Arte contemporânea no seu melhor, directamente de Viena (de onde, regra geral, só chegam, como na melhor música, coisas boas). Sem título, lápis em papel, 2000.

fonte: march of dimes, uma fundação Norte-Americana criada em 1938 por Roosevelt, Presidente, nessa altura, dos Estados Unidos, com o objectivo de combater o surto de poliomelite que grassava pelo país. Hoje, uma fundação dedicada, no essencial, à prevenção de doenças e malformações congénitas como, no caso, a Spina Bifida.