8 de agosto de 2007

A Hidrocefalia de Pressão Normal ocorre quando a produção de líquido céfaloraquidiano se torna exagerada, ficando obstruída a sua passagem no em alguns dos pontos por onde circula. Este líquido (o equivalente, de forma muito tosca, ao óleo do motor de um automóvel, que, ao protegê-lo, o faz funcionar) circula por entre o cérebro, os ventrículos cerebrais e o tubo neural, nutrindo-o e funcionando como um escudo protector do sistema cerebral.

Uma vez bloqueada a sua passagem (de formas várias mas ainda pouco conhecidas e relativamente estudadas), surge Hidrocefalia de Pressão Normal, situação que, remediável, na maior parte dos casos, se detectada precocemente, pode causar danos ou mais ou menos sérios.

Sabe-se que este tipo de situação clínica ocorre de forma mais frequente na população mais idosa, geralmente em pessoas com 60 ou mais anos de idade. Devendo sempre por sempre ser clinicamente tratada, vigiada e acompanhada, a Hidrocefalia de Pressão Normal pode ser precocemente detectada se se estiver atento aos seus sintomas, normalmente associados a outras doenças como, por exemplo, Alzheimer ou Parkinson.

Os sintomas principais são, genericamente, três

Demência – falta de memória de curto prazo, esquecimento sistemático e dificuldade em lidar com a rotina e as tarefas do dia-a-dia. Neste caso, o conformismo a estas situações, normalmente associada à idade avançada ou a estados depressivos, pode ser o maior dos problemas.

Falta de Mobilidade – normalmente reconhecidas por falta de equilíbrio e quedas frequentes.

Incontinência Urinária – sendo, regra geral, o último sintoma a surgir, pode caracterizar-se, primeiro que tudo, pela incapacidade de chegar a tempo ao WC.

Porque acontece isto? Ninguém sabe, de facto, ao certo. Sabe-se, no entanto, que, em alguns casos, a Hidrocefalia de Pressão Normal surge quando existe um desequilíbrio na produção de líquido céfaloraquidiano - como uma torneira que, uma vez aberta na sua máxima força, pode encher uma banheira sem que a tubagem permita o escoamento da água a tempo e horas.

fonte: asbah.org