3 de janeiro de 2008


a função sexual em adolescentes e jovens adultos com Spina Bifida: título de uma pesquisa levada a cabo por investigadores do Departamento de Medicina de Reabilitação da Escola Miller de Medicina da Universidade de Miami, nos Estados Unidos da América.

De entre 121 participantes neste estudo, com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, numa percentagemde 58 mulheres para os restantes homens, foram postas questões relacionadas com a função sexual,continência urinária e fecal, e, de modo geral, a sua satisfação e qualidade de vida.

Resultados, verdadeiramente surpreendentes (ou não...):

os participantes que indicaram ser fumadores afirmaram, por 10 vezes mais que os não fumadores, serem sexualmente activos. Do grupo de fumadores, as mulheres afirmaram, por 2.3 vezes mais que os fumadores do sexo masculino, serem sexualmente activas.

A ocorrência de hidrocefalia revelou ser factor mais importante na frequência da actividade sexual entre as mulheres.

Neste estudo, os participantes com incontinência urinária demonstraram menor actividade sexual.

As mulheres sem ocorrência de hidrocefalia revelaram um maior grau de satisfação com a vida que as mulheres com hidrocefalia.

Segundo os investigadores e de acordo com os parâmetros e resultados dos testes que submeteram a estas pessoas, os adolescentes e jovens adultos com Spina Bifida estão ligeiramente satisfeitos com a sua vida, sendo que este grau de satisfação foi, nesta investigação, unicamente associado à actividade sexual pelas mulheres.

Os comportamentos de risco para a saúde (como o hábito de fumar) foram, de acordo com os investigadores, associados à actividade sexual pelas pessoas estudadas por, em parte, estes hábitos contornarem, de alguma forma, a insatisfação destas pessoas com a sua vida.

Da investigação feita, concluem: os comportamentos de risco para a saúde das pessoas com Spina Bifida devem ser alvo prioritário de investigação e, na medida do já percebido, evitados com medidas de prevenção e apoio.

Detalhes? Claro: Aqui.

fonte: national center for biotechnology information - NCBS
imagem: Whitman O'Rourke, "feetfriends"