17 de março de 2008

África do Sul, Spina Bifida e Ácido Fólico

África do Sul, Cidade do Cabo: Da Universidade daquela Capital, mais uma investigação, especialmente ligada à fortificação dos alimentos com ácido fólico e à utilidade que poderá ter na prevenção de doenças do tubo neural.

Desde o início de 2002, a África do Sul procedeu à recolha de dados relativos à ocorrência de doenças do tubo neural em 12 hospitais públicos de 4 províncias do país. Em Outubro de 2003, vários alimentos característicos da dieta típica dos sul-africanos foram enriquecidos com ácido fólico.

Desde então, a ocorrência de casos de spina bifida diminuiu 41,6%. Os casos de anencefalia, 10,9%. No conjunto, a ocorrência de doenças de tubo neural diminuiu 30,5%. Por outro lado, a mortalidade infantil directamente relacionada à ocorrência destas doenças diminuiu 38,8%. As mortes perinatais (imediatamente anteriores ou posteriores ao parto) diminuíram 65,9%

Para além das conclusões óbvias, diz-se deste estudo como sendo o primeiro do género num país africano com características demográficas cientificamente relevantes. Diz-se também que os custos inerentes à fortificação dos alimentos com esta vitamina são absolutamente irrelevantes face ao benefício que trazem.

fonte: interscience.wiley.com
imagem: molécula de ácido fólico (3D)