31 de março de 2008

Puberdade Precoce e Deficiência

Uma das questões mais importantes para as pessoas com deficiências do foro neurológico, as suas famílias e amigos e os técnicos de saúde é o possível aparecimento de puberdade precoce. A puberdade precoce pode ser genericamente identificada por alguns aspectos…

Nas raparigas: o crescimento do peito, o crescimento de pelos púbicos ou nas axilas, altura (crescimento demasiado rápido), o aparecimento da menstruação, a acne e o odor corporal, demasiado forte para a idade.

Nos rapazes: crescimento do pénis e dos testículos, o crescimento de pelos públicos, faciais ou nas axilas, altura (crescimento demasiado rápido), a voz grave, a acne e o odor corporal, também demasiado forte para a idade.

Na verdade, segundo um estudo realizado por investigadores do Conselho Nacional para as Crianças com deficiência, organismo dependente da Associação Norte-Americana de Pediatria, de um ponto de vista genérico, as crianças com deficiências do foro neurológico e do desenvolvimento são 20 vezes mais predispostas ao aparecimento de puberdade precoce. Por outro lado, e sabendo-se que a puberdade precoce prevalece, na população em geral, em cerca de 1 para 1000 raparigas, a incidência desta condição é de 20% entre raparigas com Spina Bifida.

O que fazer? A puberdade precoce, apesar de tudo, não tem ainda uma explicação científica definida para acontecer. Simplesmente, acontece. Mas se já sabemos que acontece com mais frequência em pessoas com Spina Bifida, Hidrocefalia e outras condições deste foro, uma ida ao médico é ainda mais importante.

dados: aap.org, kidshealth.org