10 de abril de 2008

Como prevenir a deficiência com um dedo



Não se trata de atingir a santidade nas estradas portuguesas.
Não se trata de alcançar o nirvana, não se trata de cumprir regras obsoletas nem de consumar um desejo secreto de beatificação rodoviária. Trata-se de um gesto simples, capaz de ser feito por quem já tenha vindo de origem com o polegar oponível. Trata-se de fazer o sinal de mudança de direcção: o pisca.

O Fábio, um amigo, pessoa muito inteligente e com um sentido de humor sobrenatural (é capaz de dizer cerca 27 disparates em 34 segundos, o que já perfaz a excelente média – que eu avidamente invejo e almejo - de 1,25 disparates por segundo), sugeriu algo realmente simples e, acho eu, bastante eficaz: a quem não gosta ou não lhe apetece fazer o pisca, porque não usar o modo – completamente automático e incapaz de atrapalhar o condutor mais interessado na paisagem – dos 4 piscas?

Um condutor em sinal de emergência é sempre um condutor prudente. Para além de ser uma técnica muito fácil de aprender e afastar o operador de automóvel do mais cavernoso dos trânsitos, mostra alguma preocupação pelos outros condutores, que decerto adivinharão desde logo uma possível mudança de direcção do veículo que, digamos assim, o senhor ou a senhora vão tentando manobrar.

Não se trata de procurar a beatificação. Trata-se, por exemplo, de evitar uma lesão vértebro-medular, a perda de sensibilidade (nas pernas, nos braços, na vagina ou no pénis), a incontinência de fezes e urina, a imobilidade parcial ou total, a depressão.

Ou o luto.

imagem: globoesporte.com