12 de maio de 2008

Spina Bifida Occulta


Dado terem surgido algumas questões relacionadas com Spina Bifida Oculta nos últimos comentários e perguntas dirigidas aos leitores do blog (ver “ultimos comentários”, na barra esquerda deste espaço), pode ser importante referir que...

por um lado, este tipo de Spina Bifida é de todos o mais comum – afecta entre 5 a 10% da população mundial – e, ao mesmo tempo, é o que menos complicações traz.

Por outro lado, em média, apenas 1 em cada 1000 pessoas pode ter complicações mais ou menos sérias associadas a esta condição, como dores musculares (sobretudo nas costas), deformações nos pés, diminuição da força ou da sensibilidade nas pernas, problemas de motricidade fina (dificuldade, por exemplo, em segurar objectos ou fazer desenhos), infecções urinárias ou incontinência ligeira. Mas tudo isto acontece, de facto, muito raramente.

Por vezes, há necessidade de operar: mas a verdade é que a intervenção cirúrgica é normalmente usada para, descomprimindo a zona inferior e tensa da coluna vertebral, minorar as dificuldades sentidas e não, de facto, para as resolver por completo.

A Spina Bifida Oculta é uma espécie de forma primária de Spina Bifida: o momento em que existe uma pequena falha entre duas ou mais vértebras da parte mais baixa da coluna. É, normalmente, descoberta por acaso, quando há necessidade de fazer radiografia à coluna ou qualquer outro exame deste tipo. Há muita pouca informação relativa à Spina Bifida Oculta, sobretudo em Língua Portuguesa. Nalguns sites de outras associações – no caso, o site da Associação Britânica de Spina Bifida e Hidrocefalia - ASBAH, onde investiguei e colhi parte destas informações – há informação credível e devidamente tratada e preparada para todos.

dados: ASBAH
imagem: Armando Castillo