25 de maio de 2007

Um grupo de investigadores do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Ottawa, no Canadá, projectou e realizou um estudo acerca das possíveis implicações do aparecimento de doenças do tubo neural (como a Spina Bifida e a Hidrocefalia) e a gravidez na adolescência.

O risco parece ter sido, efectivamente, comprovado: A conclusão do estudo, levado a cabo entre 5.542.861 mulheres norte-americanas abaixo dos 35 anos e com um filho nascido entre 1995 e 2000, aponta para o seguinte facto:

em comparação com a gravidez em estado adulto (dos 20 aos 34 anos de idade), a gravidez na adolescência (aqui, entre os 13 e os 19 anos) indicia o aparecimento de anomalias no sistema nervoso central, gastro-intestinais e músculo-esqueléticas. Neste primeiro aspecto - o sistema nervoso central -, a spina bifida (mielomeningocelo), hidrocefalia, anencefalia e microcefalia são aspectos a considerar.

Medidas de planeamento familiar e informação acerca deste riscos são assuntos cada vez mais importantes por entre esta população.

Imagem: Greg Miller, aqui. Desculpem-me, mas tenho que o dizer: o melhor fotógrafo do mundo.