3 de outubro de 2007


Angola, um dos países de África mais castigados pela guerra e pela consequente falta de recursos e condições sanitários, tem em lista de espera para intervenção cirúrgica (que custa cerca de €1500) cerca de 2000 crianças com hidrocefalia oriundas deste país. Quem o afirma: Eufrazina Maiato, uma das fundadoras da recém-formada Associação Angolana para as pessoas com Spina Bífida e Hidrocefalia.

Mas estas coisas sentem-se na pele e é quase como se não fosse preciso ninguém que as dissesse. Mas é preciso dizê-las, mesmo que em nós, que o sabemos, cale um silêncio dorido. Mesmo que consigamos sentir, a cada momento, que, a cada segundo da nossa existência, alguém não possa continuar a existir porque alguém, divinamente existente, precisou de comprar um jacto particular, de organizar uma caçada, de mandar furar a terra ou de ordenar a peneira da areia marginal dos rios.

Enquanto as coisas vão correndo melhorzinho, Angola, mesmo curvada sobre si própria, tem uma extensão territorial cerca de catorze vezes superior ao território de Portugal. É um dos países mais ricos do mundo em matérias-primas, petróleo, ouro e diamantes. Tem solos cultiváveis e um clima ameno.

Relativamente ameno.

imagem: nzinga