24 de outubro de 2007


Uma das condições que podem ocorrer quando se tem Spina Bifida é incontinência. Dependendo do grau de lesão, a incontinência pode ser mais ou menos severa, podendo ser urinária, fecal ou de ambos os tipos. É uma condição eventualmente limitadora caso não comece a ser clinicamente acompanhada desde o berço.

A incontinência fecal pode, nos primeiros anos de vida, ser, consoante a complexidade e a diversidade das situações, mais ou menos controlável e/ou tratável. Prova isso a práctica de algumas pessoas com Spina Bifida que também têm (ou tinham) incontinência fecal, bem como um estudo do Departamento de Gastroenterologia e Cirurgia Pediátrica dos hospitais da Universidade de Ghent, na Bélgica.

“Achieving Fecal Continence in Patients With Spina Bifida: A Descriptive Cohort Study” teve por objectivo estudar qualquer a melhor forma de atingir a continência fecal por pessoas com Spina Bifida (mielomeningocelo). Seguidas naquele hospital, as pessoas, 80, com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, foram, pelo menos uma vez por ano, acompanhadas por uma equipa multidiscisplinar (o “spina team”...).

Recorrendo a laxantes, dieta especial, treino intestinal, estimulação digital ou evacuação manual, entre outras técnicas, a equipa conseguiu que entre 72 pessoas, 58 atingissem a pseudo continência. 8 das pessoas submetidas ao estudo eram já continentes.

A equipa concluiu, igualmente, que o sucesso obtido com 72,5% das pessoas com mielomeningocelo submetidas ao estudo não estava relacionado com o grau da sua lesão.

Os pormenores aqui.