6 de dezembro de 2007

Nota: por sugestão de um amigo da ASBIHP - que gentilmente disponibilizou as imagens - colocam-se, agora, as imagens de capa dos postais que refiro no texto, elaboradas por afectados de Spina Bifida. Assim é bem melhor. Por outro lado, refira-se que a sugestão de contéudo do post de hoje foi, igualmente, feita por uma amiga da ASBIHP. Hajam mais contribuições, sempre.





A ASBIHP, como habitualmente, está a promover a venda de postais de Natal. As ilustrações destes postais de Boas Festas são criações de pessoas afectadas de Spina Bifida e/ou Hidrocefalia.

De uma forma ou de outra, os desenhos são o espelho do Natal visto pela alma de quem os faz: são, por isso, o desenho geral da instituição, um retrato mais ou menos complexo, mais ou menos fiel da realidade passada, presente e futura de uma instituição. A foto a sépia do bairro de Chelas, das colónias, dos refeitórios e da praia, das imperiais e dos gelados, do “Sousa”, de Coimbra e do Porto, da Figueira, das dunas, das mantas, dos colchões, das horas perdidas e das horas ganhas, das viagens ao fim do mundo. Arrastados pelo vento, os negativos das memórias da ASBIHP são, de certa forma, o retrato fiel do viajante que, ao afastar-se fisicamente da sua casa, faz dentro de si uma viagem inversamente proporcional ao local de onde partiu.

Afastando-se por fora, aproxima-se por dentro.

É por isso que faz sentido ajudar a ASBIHP, assim. Faça-o. Saiba como contactando a associação. Assim: asbihp@sapo.pt, assim: +351 218 596 768 ou assim: Rua Botelho de Vasconcelos, Bairro do Condado (antiga zona J, em Chelas), em Lisboa, perto do campo de jogos, na via por detrás do prédio da Unicef e do tal “Sousa” – um café com plasma dominante - e quase a par de uns prédios com umas cores de fugir, que ainda não sabemos se foram ou não acabados de pintar.