30 de janeiro de 2008

Nem de só de Spina Bifida, Hidrocefalia e outras malformações e condições associadas se fala aqui. Este blog tenta focá-las de forma mais directa, mas, e isto é apenas um exemplo, alguém com Spina Bifida pode ser surdo, cego (ou invisual, como se quiser) ou possuir qualquer outra deficiência não directamente relacionadas com as normalmente aqui abordadas.

É por isso que, e já que estamos num mundo de várias linguagens e formas de expressão, é fundamental lembrar que a Língua gestual existe, é usada segundo por segundo por vários milhões de pessoas em todos o mundo (não necessariamente surdas) e pode ser conhecida por quem nela tiver interesse e necessidade.

A Língua gestual varia, como idioma próprio, de sítio para sítio. A norte-americana, explicada de forma muito resumida mas também muito interessante, pode ser vista aqui, neste excelente site criado com o objectivo de melhorar os elos de comunicação entre a escola e as pessoas com necessidade de recurso a esta forma de comunicação.

Porque não, se é que ainda não existe, fazer um site com estas características para o nosso idioma?



Nota: mea culpa - emendei, pr sugestão de um técnico e amigo, o termo linguagem gestual para língua gestual. É o termo adequado. Por outro lado, existe um site similar ao indicado, mais elaborado, onde podem, efectivamente, ser visualizados os gestos próprios do idioma luso. E não só.

( obrigado! ;-) )